Thursday, January 30, 2020

Coronavírus: São Paulo tem três casos suspeitos

Coronavírus já infectou mais de 800 pessoas (Foto: Photo by Martin Lopez Pexels)


 

A Secretaria de Estado da Saúde de SP está monitorando três casos suspeitos de coronavírus na cidade de São Paulo, mas não há confirmações até o momento. Os pacientes são duas crianças e um adulto que apresentam quadros estáveis e se encontram em isolamento domiciliar, com restrição de pessoas e a ambientes externos.

Um dos pacientes é um menino de seis anos, que apresentou febre e tosse e retornou da china no dia 19 de janeiro. O início dos sintomas se deu nesta terça (28). A outra é uma menina, de quatro anos, que não viajou à China, mas teve contato com o irmão mais velho e apresentou tosse e febre.

As crianças foram atendidas no Hospital Infantil Cândido Fontoura, unidade de atendimento pediátrico localizada na Zona Leste da capital.

O adulto que está em observação é um homem de 33 anos, que retornou da China no dia 20 de janeiro. Ele apresentou febre, tosse e dor de garganta e foi atendido em um hospital particular na capital paulista.

Eles tiveram amostras biológicas colhidas que seguiram para análise no Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência. Os resultados serão divulgados nos boletins periódicos da Secretaria Municipal da Saúde.

O que é o novo coronavírus?
Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, trata-se de um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentemente registrados na China. É importante saber que os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Como o novo coronavírus é transmitido?
As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a a contaminação por contato, está ocorrendo. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.

Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o novo coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.

Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
- gotículas de saliva;
- espirro;
- tosse;
- catarro;
- contato pessoal;
- contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe e, portanto, o risco de maior circulação mundial é menor. Ele pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Como prevenir?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

Evite o contato com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença
Faça lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
Use lenço descartável para higiene nasal;
Cubra o nariz e boca quando espirrar ou tossir;
Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Lave as mãos após tossir ou espirrar;
Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
Mantenha os ambientes bem ventilados.

Como é feito o tratamento?
Não existe tratamento específico para infecções causadas pelo novo vírus. Em geral, é indicado repouso e consumo de bastante água, além de medicamentos para dor e febre para aliviar os sintomas.

Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.

Quais são os sintomas do novo coronavírus?
Os sinais são semelhantes a um resfriado, como febre, tosse e dificuldade para respirar. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Saude/noticia/2020/01/coronavirus-sao-paulo-tem-3-casos-suspeitos.html