Tuesday, February 12, 2019

8 dicas para você não precisar "devolver" o amigo do seu filho no meio da madrugada

Dormir fora pode ser muito divertido: uma cabaninha na sala é irresistível (Foto: Anny Meisler)

 

Lembro bem do primeiro dia em que dormi fora de casa. Devia ter uns 5 anos, 6, no máximo.  Implorei para que essa noite acontecesse. Mamãe achou que era cedo demais, mas papai, como de costume, a convenceu de que eu já era uma mocinha preparadíssima para a minha primeira noite longe do meu quarto. Do meu mundo.

Mariana - este era o nome da minha amiga. Até hoje não me esqueço porque, por mais de dez anos consecutivos, ouvia meus pais repetindo inúmeras vezes, sempre recordando do dia em que resolvi dormir na casa da Mariana e eles tiveram que me socorrer, ou melhor, me recolher.

Atividades, como um spa (de brincadeirinha), animam a criançada (Foto: Anny Meisler)

 

Minha memória fotográfica não costuma falhar. Lembro muito bem daquela mochila caprichada com minha melhor camisola (da Barbie, cheia glitter), nécessaire com todas as fofurices que uma garotinha poderia desejar mostrar para sua amigona e mais meia dúzia de porcarias para a minha grande estreia.

+ Seja uma boa mãe: deixe seu bebê dormir fora

O fim da história, como já adiantei, foi um desastre. A tão esperada noitada durou pouquíssimas horas. Às duas da manhã, eu já estava de volta em meu mundinho, apesar de todas as tentativas frustradas dos pais da Mariana em tentar me acalmar. Foi um escândalo. Feio.

O cordão de lâmpadas deixa o espaço com um pouco de iluminação (e fica fofo!) (Foto: Anny Meisler)

 

Hoje, quase trinta anos depois, com três filhos e, claro, com outras experiências de dormir na casa da galera, me pergunto como eu posso mandar bem na hora de receber a criançada aqui em casa. Ninguém merece o delivery de volta no meio da madrugada. Aqui vão algumas ideias, com base no que aprendi com o passar dos anos:

1. Conversar com os pais, para entender se a criança está mesmo preparada para passar a noite fora de casa.

2. Perguntar para a mãe do amigo quais são as comidas favoritas dele. Às vezes, um lanche caprichado faz toda a diferença.

3. Montar um mini-acampamento na sala ou no quarto. Eles adoram um climinha diferente e uma “boa bagunça”.

4. Preparar atividades! Os pequenos não gostam de ficar parados, independentemente da idade.

5. Que tal tirar os lençóis divertidos do armário e caprichar na produção da cama com muitas almofadas e fofurices?

6. Preparar um belo piquenique divertido em um cantinho da sala ou talvez na varanda, com toalhas coloridas, brinquedos e livrinhos para colorir.

+ 9 ideias para montar uma bancada de estudos para o seu filho

7. Perguntar para a mãe como o filho gosta de dormir. É no claro? É no escuro? Com muitos travesseiros ou com algum bichinho de pelúcia? Minha sugestão é ter uma corrente de luzinhas para o quarto não ficar todo escuro na hora de dormir.

+ Leia todos os textos da coluna #De... coração

8. A hora do banho também pode ser divertida e cheia de aventuras! Se tiver banheira, você pode enche-la de boias e brinquedos com bastante espuma.

Mais um exemplo de cordão de luz (Foto: Anny Meisler)

 

Piquenique para agradar a todos (Foto: Anny Meisler)

 

Que tal uma sessão de cinema na barraca de acampamento? (Foto: Anny Meisler)

 

Comidinhas (Foto: Anny Meisler)

 

Pergunta quais são as comidas preferidas do seu hóspede (Foto: Anny Meisler)

 

E, dos meus 5 aos 18 anos de idade, toda vez que pedia para dormir na casa de uma amiga, minha mãe me perguntava: “não vai repetir a noite da Mariana, né?”

Quem nunca?



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Anny-Meisler-Decoracao/noticia/2019/02/dormindo-fora-de-casa.html