Friday, January 8, 2021

Vacinação começa a partir de 20 de janeiro se houver registro da Anvisa, diz Pazuello

Ministro Pazuello em coletiva (Foto: Reprodução: Facebook )

 

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (7/1), o ministro da Saúde Eduardo Pazuello afirmou que prevê alguns cenários para a vacinação no país. Uma das hipóteses seria começar a campanha entre 20 janeiro e 10 fevereiro, contando principalmente com as vacinas produzidas no Brasil, como a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac e a vacina de Oxford-AstraZeneca, fabricada pela Fiocruz. O pior cenário, caso o registro das vacinas tenha algum "percalço", seria a partir de 10 de fevereiro até meados de março. 

Segundo o ministério da Saúde, serão 354 milhões de doses de vacinas asseguradas para 2021: 2 milhões da AstraZeneca, 100,4 milhões da Fiocruz/AstraZeneca até julho, 110 milhões da Fiocruz/ AstraZenca (produção nacional de agosto a dezembro), 42,5 milhões (provavelmente da AstraZeneca) e 100 milhões de doses do Butantan/Sinovac. Quanto às doses da AstraZeneca vinda da Índia, a expectativa é que elas cheguem entre cinco e oito dias. 

Pazuello diz que o Ministério está negociando com mais três fabricantes internacionais, como a Johnson & Johnson, Pfizer e Moderna. No entanto, o ministro disse que problemas como o preço das doses e número de imunizante disponível têm sido um obstáculo. No caso da Pfizer, há divergências quanto à responsabilidadem caso alguma pessoa tenha um efeito colateral à vacina. "[Caso feche com a Pfizer] toda responsabilidade será do governo brasileiro", diz Pazuello. Diante desses obstáculos, o ministro da Saúde disse que é importante investir nas vacinas produzidas no Brasil. "Ou fabrica no Brasil ou não tem vacina", diz Pazuello. 

De acordo com o Ministério da Saúde, para começar a campanha a partir de 20 de janeiro é previsto um estoque de 2 milhões de doses da AstraZeneca e 6 milhões da CoronaVac. A vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac, teve 78% de eficácia para casos leves no estudo realizado no Brasil. Já em relação aos casos graves, moderados e internações dos voluntários que foram contaminados, o imunizante garantiu 100% de eficácia. O anúncio foi feito pelo governador de São Paulo, João Doria, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (7/1). "Esse é um momento histórico. É o dia da esperança", disse o governador.

 

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/01/vacinacao-comeca-partir-de-20-de-janeiro-se-houver-registro-da-anvisa-diz-pazuello.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!