Os britânicos se preparam para retomar a rotina após a chegada do coronavírus. Segundo o site Mirror, as aulas começam a ser retomadas gradualmente a partir de 1º de junho, de acordo anúncio de Boris Johson. A previsão é de que os alunos do ensino fundamental sejam os primeiros, mas a maioria dos estudantes do ensino médio só devem voltar para as salas de aula a partir de setembro.
No entanto, os professores manifestaram preocupações. A decisão foi chamada de "imprudente" pelo líder do maior sindicato de professores. "Acreditamos que o anúncio do governo de que as escolas possam reabrir a partir de 1º de junho não seja nada menos que imprudente. O coronavírus continua a devastar comunidades no Reino Unido e a taxa de infecção pelo Covid-19 ainda é muito grande para a abertura mais ampla de nossas escolas", criticou Mary Bousted, secretária geral conjunta da National Education Union (NEU).
Como medida preventiva, ela acredita que, então, os alunos devem ser desinfetados antes de entrar nas escolas. "Na China, as crianças ficam do lado de fora dos portões e são pulverizadas com desinfetante nas partes frontal e traseira, seus sapatos são pulverizados, lavam as mãos com desinfetante, devem tirar a máscara e substituí-la por uma nova, e sua temperatura é medida", completa ela, em entrevista ao The Sun.
O secretário geral de um sindicato de professores disse que a profissão tem "preocupações muito sérias" sobre as crianças que retornam à escola em 1º de junho. "O fato é que o governo anunciou uma data, mas ainda não apresentou um plano para garantir que alunos e funcionários estarão seguros", disse Patrick Roach, da NASUWT, disse à BBC Breakfast.
Ele disse ainda que há fortes evidências de que as escolas não dispõem de equipamento de proteção individual (EPI), acrescentando: "Se você está lidando com crianças de 5 e 6 anos e 11 anos, garantir um distanciamento social restrito nesse contexto é uma grande desafio e o governo simplesmente não respondeu a esse desafio". "E, finalmente, os pais vão querer saber se as escolas serão higienizadas e seguras para seus filhos. Ainda não temos padrões claros sobre como seriam as rotinas de limpeza dentro de um contexto escolar e precisamos disso", finalizou.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/05/coronavirus-professores-britanicos-querem-que-alunos-sejam-desinfetados-antes-de-entra-no-portao-da-escola.html