Moradora de Quedas do Iguaçu, no Paraná, uma grávida de trigêmeos, 26, precisou ser transferida para o Hospital Rocio, em Campo Largo (PR), em meio à pandemia do coronavírus. A mulher embarcou em um avião UTI do Programa Paraná Urgência, na cidade de Cascavel (PR), no último domingo (18).
Segundo informações da Secretaria de Saúde do Paraná, a mãe se encontra com 24 semanas e não tinha nenhuma complicação, mas os médicos estavam preocupados com a possibilidade de um parto prematuro. Para atender a paciente, seriam necessários quatros leitos e como havia uma demanda elevada de gestantes em trabalho de parto prematuro, os hospitais da região não tinham leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal disponíveis no momento da solicitação.
Para realizar a transferência, foi acionado a Central Estadual de Regulação de Leitos, que conseguiu garantir uma vaga para a gestante e seus três bebês no Hospital Rocio, em Campo Largo (PR), que é referência no atendimento obstétrico na região.
Para manter o sigilo da paciente, a assessoria de imprensa não deu mais informações sobre a gestante. A última atualização que a instituição tem é que a mulher entrou em trabalho de parto na unidade de saúde.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/05/apos-falta-de-leitos-gravida-de-trigemeos-e-levada-em-aviao-uti-para-hospital-em-campo-largo-pr.html