É Carnaval: chegou a hora de tirar a fantasia do armário, jogar serpentina para o alto e mergulhar na festa. Confira as nossas dicas:
RESPEITE A FAIXA ETÁRIA DO EVENTO
Antes de sair de casa, avalie se o lugar é adequado para as crianças. Espaços muito lotados merecem atenção: é importante verificar se não há risco de empurrões ou quedas. No caso de eventos em ambientes fechados, analise se é ventilado e procure saber onde ficam as saídas de emergência.
USE ROUPAS CONFORTÁVEIS
Para que as crianças possam brincar sem preocupações, roupas frescas e confortáveis são fundamentais. É recomendável que as peças sejam soltinhas e não tenham elásticos ou tecidos que irritem e apertem a pele. Leve uma troca extra na mochila, por garantia.
CUIDADO COM ESPUMAS E TINTAS
Confira a composição química dos produtos antes de comprá-los, já que alguns podem irritar a pele. Prefira opções atóxicas e sem álcool. Se o seu filho tiver uma reação alérgica, leve-o a um ambiente ventilado, ofereça água e lave rosto, mãos e o lugar afetado. Se necessário, procure ajuda médica.
ESCOLHA BEM AS MAQUIAGENS
A pele das crianças é mais sensível e, por isso, exige alguns cuidados especiais. Compre tintas hipoalergênicas específicas para a face, com solventes em água. Ao aplicar, use pequenas quantidades e tenha cuidado com a área dos olhos e a boca. Assim que a folia acabar, lave bem com água e sabão.
OFEREÇA MUITA ÁGUA
Os dias de folia costumam ser quentes. O calor faz com que as crianças transpirem e percam bastante líquido. Por isso, é imprescindível hidratá-las a cada 30 minutos ao longo da festa. Água e sucos naturais são as melhores opções.
PREFIRA COMIDAS LEVES E PRÁTICAS
Evite grandes refeições antes da festa. Alimentos muito calóricos ou gordurosos podem causar congestão e atrapalhar a brincadeira. O ideal é fazer um lanche leve antes de sair de casa e levar uma bolsa térmica com frutas e água. Guloseimas e pipocas, por exemplo, estão liberadas, desde que em pequenas quantidades.
FIQUE LONGE DE CAIXAS E SISTEMAS DE SOM
A música está muito alta? Atenção! Ruídos fortes podem causar trauma acústico, ou seja, levar à perda de audição. Por isso, é importante curtir a festa longe de palcos e aparelhos de música. Lembre-se sempre: quanto menor a criança, mais distante das caixas de som ela deve ficar.
PREPARE PULSEIRAS DE IDENTIFICAÇÃO
Sempre mantenha as crianças em seu campo de visão. Placas e pulseiras de identificação com nome e telefone para contato ajudam a localizar, em último caso.
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Carnaval/noticia/2020/02/carnaval-8-dicas-para-criancas-pularem-numa-boa.html