Thursday, July 11, 2019

Cantora Thaeme fala sobre as dificuldades na amamentação e conta por que decidiu usar sonda

Thaeme amamentando a pequena Liz (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Todo mundo sabe que amamentar não é dos processos mais fáceis e descomplicados. Há, sim, quem não tenha nenhuma dificuldade, mas, em geral, o início do processo é bem penoso. Para a cantora Thaeme Mariôto não foi diferente. Mãe de Liz, de 3 meses, ela usou as redes sociais para contar sobre a sua experiência, relatar as dificuldades, os erros que cometeu e como reverteu o processo para continuar amamentando a filha.

+ Qual foi a sua principal dificuldade durante a amamentação? Discuta com outras mães no FÓRUM CRESCER

Thaeme contou que contratou uma consultora de amamentação que acompanhou o seu parto e ficou com ela desde o início. “Antes mesmo do parto, uma das enfermeiras da Maternidade São Luiz esteve aqui na minha casa para me ensinar pega correta e as posições. Eu descobri várias posições que eu nem sabia que existia”, conta.

Apesar de todo o apoio, Thaeme teve dificuldades. “No meu caso, o bico não machucou, mas a auréola, sim. E eu ainda fiz uma besteira. Eu tive apojadura (descida do leite)  entre o quinto e o sexto dia, e meu peito esticou demais. Por isso, a  Liz não conseguiu pegar. Era madrugada e eu não quis acordar a minha consultora. No desespero, eu usei o bico de silicone e minha filha mamou. Isso me salvou de certa forma, porém deu uma machucada boa no meu bico. Aí, eu tive a “brilhante” ideia de tirar o leite com bomba e oferecer para a Liz no copinho. Dessa forma, de acordo com o meu raciocínio, eu poderia deixar o peito machucado descansar. Isso funcionou no começo, mas eu me empolguei e tirei tanto que minha auréola assou. Sim, isso mesmo! Assou, formou uma bolha que estourou porque a Liz mamava ali”.

Resultado: bicos e auréolas muito machucados. Para cicatrizar, ela tentou de tudo. Fez laser, tomou sol, passou pomadas e o próprio leite. “Quando começava a cicatrizar, a Liz mamava e piorava tudo de novo. Eu não aguentava mais, eu chorava. Por isso, decidimos dar uma pausa de 12 horas para a mama descansar. Foi nesse momento que eu salvei a amamentação”, revela.

Como foi feito esse processo. Um pouco antes de a Liz mamar na mama direita, Thaeme ordenhava a mama esquerda com a própria mão. Depois, oferecia o outro seio. No final, ela oferecia o leite que havia tirado da outra mama no copinho. “Só que eu fiquei com medo de ela engasgar. Por isso, eu decidi oferecer o leite na mamadeira para ela, totalmente contra os conselhos da minha consultora, que me alertou sobre os riscos da confusão de bicos. Finalmente, a mama cicatrizou”, diz Thaeme, aliviada.

“O que eu teria feito de diferente para não machucar? Eu teria ordenhado nesse período de apojadura com a própria mão. Se eu fosse usar a bomba, eu teria usado por três minutos no máximo. Massageia bem, por uns vinte minutos, bem mesmo. Sim, eu sei que isso é cansativo, mas só por um período curto. Logo, tudo se normaliza”.

Relactação com sonda

Alguns dias depois, a cantora voltou a falar sobre a amamentação nas redes sociais. Dessa vez, ela revelou o uso da sonda durante a amamentação.

“Durante a amamentação, eu coloco uma concha no outro seio para que o leite que sai do meu peito fique armazenado ali e não seja desperdiçado. Antes, eu oferecia esse leite na mamadeira para a Liz, como já contei antes. Mas eu percebi que ela estava ficando preguiçosa de mamar no meu peito. Com medo de ela desmamar, eu passei a usar a sonda no final da mamada. Funciona assim: eu dou os dois peitos, e aí no final da mamada, que é quando eu dava a mamadeira, eu coloco a sonda para mamar o leite que ficou guardado na concha. Eu estou usando uma lavável, mas há opções descartáveis. A criança mama pela sonda, mas como se fosse no seu peito, e ainda estimula a mama”.

Relactação: entenda como funciona a técnica e em quais casos é indicada

É uma técnica utilizada na amamentação para estimular a produção de leite ou complementar a alimentação do bebê, quando, por algum motivo, a mãe não pode ou não consegue amamentar naturalmente. O mecanismo é bem simples: uma sonda é acoplada a um recipiente que contenha leite - de preferência o materno, único alimento que deve ser oferecido às crianças até que completem 6 meses, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, nos casos em que não é possível fazer a extração, dá para usar uma fórmula adequada. A ponta da sonda é fixada ao seio materno, junto ao bico, como um canudinho, para que o bebê sugue os dois ao mesmo tempo. Geralmente, o recipiente com o leite, que pode ser uma espécie de bolsa como essas utilizadas para o soro nos hospitais, fica no alto, quase sempre apoiado sobre o ombro da mãe para ajudar o líquido a descer com mais facilidade. Assim, enquanto o bebê suga seio da mãe, também recebe o leite que sai pelo cânulo. Essa sucção estimula a produção do leite materno.

Thaeme amamentando a pequena Liz (Foto: Reprodução/Instagram)

+ Acompanha o conteúdo de Crescer? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Amamentacao/noticia/2019/07/cantora-thaeme-fala-sobre-dificuldades-na-amamentacao-e-conta-por-que-decidiu-usar-sonda.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!