Friday, November 20, 2020

Turismo: 23 brincadeiras para fazer durante a viagem

Brincadeiras para fazer no carro durante os trajetos (Foto: getty image)

 

Férias chegando! Nesse ano difícil em que ficar em casa foi mais que necessário, viajar está nos planos de muitas famílias. Especialmente se a viagem for longa e de carro, vale ter na manga algumas estratégias para evitar crianças cansadas e irritadas durante o percurso. "Considere fazer paradas para as crianças simplesmente correrem, irem ao banheiro, para se acalmarem se estiverem irritadas ou brigando. Se for uma viagem muito longa, talvez valha até pernoitar em algum lugar no meio do caminho", orienta coach parental e trainer em Disciplina Positiva,Bete P. Rodrigues (SP). 

Mais uma ideia? Planejar histórias para contar. "Conte sobre o lugar para onde estão indo, histórias culturais ou das pessoas com quem vão estar...", sugere a especialista em disciplina positiva. Você também pode fazer uma playlist com músicas que todos gostem e ainda levar lanches saudáveis para comer no carro, água, selecionar livrinhos de história e gibi e pensar em algumas ideias de brincadeiras...

 

Brincadeiras, aliás, são ótimas para que o percurso se transforme em um momento de conexão entre filhos e pais, entre os irmãos.... "Dá para apelar para vídeos? Dá. Mas é muito mais interessante aproveitar o trajeto, a própria viagem em si para que esse processo seja divertido", acredita Bete.

Para ajudar você no reportório de brincadeiras, pedimos ajuda da Lilian Camba, sócia proprietária da empresa de recreação Mãozinhas que Fazem (SP) e e idealizadora da Cuca Solta Caixa Criativa. Dá uma olhada nas ideias de brincadeiras para fazer na viagem!

Até 3 anos


1. PEE-A-BOO
Famosa brincadeira do “Cadê?” “Achou.” Use as mãos ou um tecido.

2. PISCA-PISCA
Pisque os olhos em velocidades diferentes. Um olho de cada vez. Rápido. Devagar.

3. CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ
Crianças adoram cantar e dançar. A brincadeira é cantar e tocar as partes do corpo cantadas. Você pode mudar a velocidade da música para tornar a brincadeira ainda mais divertida. Que tal dificultar silenciando uma das partes do corpo na música? Mas lembre-se de tocar a parte do corpo que foi eliminada da letra.

4. CARETAS
Crianças adoram fazer caretas. Você pode usar cobrir seu rosto com um tecido, e quando a criança puxar o tecido vai se divertir com a sua careta.

5. DEDOCHES
Desenhe carinhas nos seus dedos para contar historinhas.

6. O QUE EU VEJO
Durante o trajeto, pergunte ao seu filho o que ele vê na estrada. Esta brincadeira pode começar antes de sair de casa. Anote num papel tudo o que ele disser que vai encontrar no caminho. Quando chegarem ao destino, recordem-se do que viram e confiram o que foi escrito. Esta brincadeira trabalha percepção visual, memória, criatividade, imaginação.

7. QUE BICHO EU SOU?
É uma brincadeira de adivinha. Crianças pequenas adoram bichinhos. Faça perguntas para seu filho dando dicas sobre você. Exemplo: Tenho quatro patas e gosto de lama. Como bananas e pulo de galho em galho.

8. AMIGUINHO IMAGINÁRIO
Que tal levar uma formiguinha para viajar com vocês? Esta brincadeira é ótima porque muda durante o trajeto, a criança precisará criar uma rotina para o bichinho imaginário escolhido. Alimentar, dar banho, colocar para dormir, brincar, cuidar, etc.

9. BOLINHAS, BOLAS E BOLONAS
Leve a bordo uma revista antiga. Com as páginas destacadas, incentive a criança a formar bolas de papel de diferentes tamanhos. Você pode arriscar sugerindo à criança para puxar as folhas da revista. Promove percepção tátil, visual e auditiva. Outra opção, é levar folhas de papel para a criança rasgar, picar, amassar. E que tal fazer colagem com os pedacinhos depois?

De 4 a 6 anos


10. QUAL É A COR?
Cada criança escolhe uma cor. Cada carro que passar daquela cor, será marcado um ponto para a criança. Obs.: Interessante definir o tempo de duração para a brincadeira. 

11. A PALAVRA É...
Uma criança fala uma palavra. A próxima criança começa a contar uma história usando a palavra escolhida. E cada criança vai falando uma palavra aleatória para inserir na narrativa.
Objetivo: Inserir palavras diversas dentro da narrativa. Promove Imaginação e criatividade.

12. IMITE O MESTRE
A Brincadeira é com as mãos. Uma criança movimenta as mãos e as outras devem repetir os movimentos. A brincadeira promove atenção, ritmo, coordenação motora e agilidade.

13. FORMA NAS NUVENS
As crianças procuram nuvens no céu com formas que lembrem animais, frutas, personagens, etc.. A brincadeira promove imaginação.

14. QUAL É A MÚSICA?
Uma criança canta uma música com o som de um animal. (Eu adoro voz de mosquito..kkk). O objetivo é a diversão mesmo.

15. VOCÊ ME CONHECE?
Primeiramente, as crianças escolhem quem elas irão representar. Uma criança começa falando uma palavra e as demais vão responder o que acham que seria a resposta de quem estão representando. Por exemplo: Coisas favoritas “cor”, “fruta”, “brincadeira”...
O objetivo é identificar o quanto cada um conhece do outro.

16. TEAPOT
Uma criança pensa em um verbo. As demais crianças começam a fazer perguntas para adivinhar qual o verbo escolhido. Se a resposta for sim, a criança que escolheu o verbo faz positivo com a mão e negativo para resposta negativa. Exemplo: O verbo escolhido foi “dormir”. As crianças perguntam: Você “teapot” de manhã? Você “teapot” na escola? Você “teapot” sozinha? 

A partir de 7 anos


17. FALA BUTI KABUM
Fala Buti Kabum
Fala Buti Kauaka Tika Uaka Tika Bum
Oh, yes
Mais uma vez...
A criança no começa dizendo “Fala Buti Kabum”, as outras crianças repetem. A criança no comando continua “Fala Buti Kauaka Tika Uaka Tika Bum” e as outras crianças repetem. Depois que as crianças repetirem “Mais uma vez”, a criança no comando irá dizer de que maneira a brincadeira vai seguir. Por exemplo: se ela disser “bem devagar” ou “bem baixinho” ou “chorando”, etc., a próxima criança no comando falará as orações da maneira escolhida e as demais repetirão do mesmo jeito. 

18. BACK VOCAL
Uma criança começa a letra da música, a segunda criança espera pela segunda oração da música e começa a cantar. A terceira criança espera a segunda criança terminar a primeira oração e começa a cantar. Desta forma, a música será cantada em dois, três, quatro ou mais tempo simultaneamente...
Criança 1: “A dona aranha subiu pela parede...   (quando a criança 1 começar “veio a chuva forte...”, a criança 2 começa a música do início) Obs.: O objetivo é entrar na música sem que ela seja interrompida.

19. VOU LEVAR PARA A LUA
A criança no comando diz “Vou viajar para a lua e vou levar..”
A segunda criança repete a oração e diz um objeto, animal ou fruta (qualquer coisa) que ela queira levar para a lua.
A criança no comando vai dizer se poderá ou não levar.
Segredo da brincadeira: Você só poderá levar para a lua qualquer coisa que começar pela letra do seu nome.

20. LÍNGUA DO “P”
Uma criança fala uma palavra e a outra deverá cantar um trechinho de uma música que contenha aquela palavra, porém na língua do “P”
Ex.: A palavra escolhida é “neve”
P VO – P CÊ – P QUER – P BRIN – P CAR – P NA – P NE- P VE?

21. QUEM SABE MAIS?
Uma criança fala uma palavra. Então, todas elas deverão falar palavras com a mesma terminação. Ganha quem falar mais palavras.
Ex.: A palavra escolhida é “cotenete”. As crianças deverão (uma por vez) falar palavras que terminam em -ete (colchonete, patinete, marionete, fofolete, maquete, etc.)

22. EU QUERO TE DAR
Uma criança começa: “Eu quero te dar uma bola.” A próxima criança segue: “Eu quero te dar uma bola e um abraço.” A próxima criança: “Eu quero te dar uma bola, um abraço e um barco”... Benefícios: Atenção, memorização. 

23. PIM
As crianças definem um tempo para a brincadeira. Após X palavras, elas devem inserir a palavra “PIM” no discurso. E a viagem segue com as crianças atentas...
Exemplo: (a palavra “PIM” vai aparecer a cada três palavras) Esqueci de colocar “PIM” minha raquete de tênis na mala. Alguém tem uma “PIM” extra para mim?



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Turismo-no-Brasil-em-Familia/noticia/2020/11/turismo-23-brincadeiras-para-fazer-durante-viagem.html