Wednesday, November 18, 2020

Nova York volta a fechar escolas públicas por causa de aumento nos casos de Covid-19

Criança tendo aula online (Foto: Getty Images)

 

As escolas públicas de Nova York, Estados Unidos, estarão de portas fechadas a partir desta quinta-feira (19) por causa do aumento de casos de Covid-19 na metrópole, de acordo com declaração dada em coletiva de imprensa nesta quarta-feira por Richard Carranza, chanceler do Departamento de Educação de NY.

De acordo com Carranza, os alunos voltarão a ter aulas remotas. As escolas reabriram para ensino presencial em Nova York há pouco mais de sete semanas. “Nesta manhã, 18 de novembro, a cidade atingiu a taxa limite de testes positivos de Covid-19 que havíamos estabelecido e, como resultado, o Departamento de Educação fechará temporariamente todos os prédios de escolas públicas para aprendizagem presencial, a partir de quinta-feira, 19 de novembro”, disse Carranza.

No Twitter, o prefeito da cidade, Bill de Blasio, confirmou a informação: “A cidade de Nova York atingiu o patamar de 3% de resultados positivos de Covid-19 nos testes realizados nos últimos sete dias. Infelizmente, isso significa que as escolas públicas serão fechadas a partir de amanhã, quinta-feira, 19 de novembro, por cautela. Precisamos lutar contra a segunda onda de Covid-19. Saúde e segurança são nossa prioridade”.

O prefeito disse que os fechamentos serão temporários, mas advertiu que as escolas não reabririam automaticamente no momento em que a média da taxa de testes positivos na semana ficasse abaixo de 3% novamente. Em coletiva de imprensa, Biasio argumentou que seria muito estressante para as rotinas de professores, crianças e pais alternar entre escolas abertas e fechadas a cada poucos dias, e, por isso, a cidade vai esperar até que a disseminação do vírus na comunidade se estabilizasse em um patamar menor.

A taxa de 3% de testes positivos para determinar o fechamento das escolas foi definida em junho, quando cerca de 1% dos testes realizados apresentava um resultado positivo. De acordo com Biasio, o é menos uma medida estritamente científica e mais um símbolo destinado a tranquilizar os pais e educadores.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2020/11/nova-york-volta-fechar-escolas-publicas-por-causa-de-aumento-nos-casos-de-covid-19.html