O Ministério da Saúde admitiu na última quinta (28) que o Brasil corre o risco de passar por um novo surto de zika em 2020. O coordenador geral de vigilância de arboviroses do Ministério da Saúde Rodrigo Said fez o alerta durante uma reunião com gestores do SUS.
“Percebemos como a ocorrência do zika está um pouco fora da sazonalidade mostrando que temos um potencial importante e precisamos ficar atentos novamente com a ocorrência de grande magnitude de casos de zika no país. Esse alerta é para mostrar que precisamos estar atentos no diagnóstico diferencial principalmente em relação a gestantes e crianças”, disse Said em áudio obtido pela rádio CBN.
Em 2019, de acordo com dados do Ministério da Saúde, foram notificados 10.715 casos prováveis (taxa de incidência 5,1 casos por 100 mil habitantes) de infecções pelo vírus zika no país. A região Nordeste apresentou a maior taxa de incidência (8,8 casos/100 mil habitantes), em seguida as regiões Centro-Oeste (taxa de incidência 5,8 casos/100 mil habitantes), Norte (taxa de incidência 5,3 casos/100 mil habitantes), Sudeste (taxa de incidência 4,1 casos/100 mil habitantes) e Sul (taxa de incidência 0,4 casos/100 mil habitantes).
Crescer entrou em contato com o Ministério da Saúde para mais informações, mas até a data da publicação não obteve resposta.
Zika e microcefalia
Em 2017, o país saiu do Estado de Emergência em relação ao zika e à microcefalia depois de uma queda nos casos notificados. O pico do surto aconteceu em 2015 quando o maior número de pessoas foi contaminado. Pesquisadores acreditam que o zika chegou ao Brasil através de turistas infectados com o vírus durante a Copa do Mundo de 2014.
Ainda não existe vacina contra o zika vírus. A principal maneira de se prevenir é tentar interromper a cadeia de reprodução do vetor da doença, o mosquito Aedes Aegypt, evitando o acúmulo de água parada e utilizando repelentes para impedir as picadas.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Saude/noticia/2019/12/ministerio-da-saude-alerta-sobre-possibilidade-de-surto-de-zika-em-2020.html