Lidar com a diferença dos filhos não é uma tarefa fácil, ainda mais para os pais que se preocupam em protegê-los de um mundo muitas vezes cruel. É nesse conflito de sentimentos que ‘Float’, novo curta da Disney•Pixar que estreou no fim de novembro nos Estados Unidos no serviço de streaming Disney+, encontra sua força.
A animação, cujos trechos tem feito sucesso nas redes sociais, explora a relação entre um menino que conseguia voar e um pai que o isola para protegê-lo de olhares intrusos e comentários maldosos. “Float basicamente é sobre o meu relacionamento com meu filho que é autista”, disse Rubio em entrevista à Crescer no Estúdio da Pixar, em São Francisco. “No começo eu não sabia como lidar com isso e minha esposa sugeriu que eu contasse uma história. É uma coisa que eu precisava fazer independente de qualquer coisa”.
Apesar de o filme de 6 minutos, ainda não ter estreado mundialmente, Rubio ficou comovido com a recepção calorosa até agora. “No curta, voar é uma metáfora para a diferença, que não se restringe ao autismo. Pessoas da comunidade lgbt, por exemplo, vieram conversar comigo depois de assistir e disseram que se identificaram. É sobre aceitar, encorajar e celebrar o que seu filho tem diferente”, disse.
Float tem apenas uma fala, o que é incomum em curtas metragens que geralmente são mudos ou contém vários diálogos. Para Rubio, a decisão de inclui-la no filme foi algo pelo qual valeu a pena lutar. “Em um certo momento do desenvolvimento do curta, pensamos que o pai poderia simplesmente gritar com o menino. Mas senti que ele tinha que dizer aquela frase. Desde o começo, isso estava no roteiro. Nesse caso, decidimos contrariar as regras. Colocando apenas uma fala e cercando ela de silêncio, acredito que acabamos aumentando o impacto da narrativa”, afirma.
O Disney+ chega no Brasil no ano que vem, mas a data ainda não foi definida. Float faz parte do Sparkshorts, uma iniciativa da Pixar para dar liberdade autoral para artistas que demonstram talento no estúdio. Enquanto ainda não é possível assistir a Float, já estão disponíveis no Youtube: Kitbull, Purl e Smash and Grab, curtas metragens também produzidos através do Sparkshorts.
Confira:
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Diversao/Filmes-e-TV/noticia/2019/12/e-sobre-celebrar-o-que-seu-filho-tem-de-diferente-diz-diretor-de-novo-curta-da-pixar.html