Filho, longe de mim não querer que você cresça. Pelo contrário. Quero vê-lo entrar cada vez mais no mundo, com as pernas firmes para explorar os caminhos – e, ao mesmo tempo, com pernas flexíveis para saltar, desviar, se equilibrar, cair e levantar quando encontrar os obstáculos que sempre virão. O máximo que posso fazer é tentar dar a você a segurança de ser amado e ajudar a criar na sua memória um lugar quentinho para o qual, anos mais tarde, às vezes, você vai voltar, talvez transportado por um aroma, uma textura, um sabor.
Por enquanto, vamos fazer esse bolo. Pese a farinha, quebre o ovo, pegue a baunilha. Sim, pode cheirar a baunilha, é uma delícia. O que, quer comer uma banana? Tudo bem. Não, não coma mais uma, vai faltar para a massa. Tá, só uma pontinha.
+ 8 fatores que influenciam no crescimento do seu filho
Agora vamos continuar ou o bolo não sai. Não, espere. Antes vamos congelar esse momento, você de pé sobre um banco para ficar mais alto, rindo solto, brincando com a massa, lambendo a colher, derrubando farinha. Nós dois, em uma manhã de sábado, o sol na janela da cozinha, o ar perfumado pela banana no forno. A vida correndo lá fora e andando no seu próprio ritmo aqui dentro.
BOM PARA O LANCHE
Sobre esse bolo, comecei a fazê-lo para colocar na lancheira, adaptando uma receita de banana bread que achei na internet. Já tinha diminuído o açúcar, mas, desta vez, cortei totalmente e aumentei a quantidade de frutas secas, seguindo uma sugestão da nutricionista materno-infantil, nova colunista da CRESCER, Andreia Friques. Ficou gostoso. Como não leva açúcar, pode ser servido a partir de 1 ano.
Também substituí a manteiga da receita original por óleo de canola, porque meu filho está passando por um período de restrição ao leite. Segundo Andreia, opções mais saudáveis seriam manteiga clarificada (também chamada de ghee; se não houver restrição a laticínios) ou óleo de coco. Ela também indica usar farinha integral ou uma mistura de farinha integral e aveia. Confira o passo a passo a seguir.
RECEITA
INGREDIENTES
3 bananas-prata bem maduras
⅓ de xícara (chá) de óleo de canola (ou óleo de coco ou manteiga ghee)
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 ovo batido
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo (branca ou integral)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 xícara de frutas secas (eu usei banana, ameixa e uva)
1 punhado de amoras para decorar (opcional; podem ser as congeladas)
MODO DE FAZER
Amasse as bananas com um garfo. Misture-as ao óleo ou à manteiga ghee. Mexendo com uma colher, junte o bicarbonato, o sal, o ovo, a farinha, as frutas secas e a baunilha. Despeje a massa em uma fôrma untada e enfarinhada. Espalhe as amoras por cima. Leve ao forno preaquecido a 200ºC. O bolo estará pronto em cerca de 30 minutos (ou quando ficar levemente dourado e um palito de madeira espetado no centro do bolo sair seco, sem massa grudada).
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outras mães
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/noticia/2019/09/receita-que-tal-um-bolo-de-banana-com-amoras.html