Wednesday, September 5, 2018

"As crianças são nossas grandes aliadas na busca pelo novo", afirma Cia Noz de Teatro

A peça POP da Cia Noz será parte do Festival Crescer (Foto: Fellipe Oliveira/Divulgação)

 

A Cia Noz de Teatro, Dança e Animação foi criada em 2004 com a proposta de unir em um único espetáculo teatro, dança, animação de objetos, música e artes-plásticas, enquanto investiga novos materiais na confecção de bonecos, adereços e cenários. Com a coordenação e direção de Anie Welter, a equipe de 19 pessoas conta com atores, bailarinos e artistas plásticos, que atuam em um processo de pesquisa colaborativo.

O espetáculo 100 + nem menos tem como inspiração objetos industriais, como canos (Foto: Cacá Bernardes/Divulgação)

 

Já são 6 espetáculos no repertório da companhia - Oras Bolas, 100 + nem menos, POP, Cocô de Passarinho, O Sonho de Maria Luísa e Bê a Bach -, todas produções originais. “Criei a companhia por vontade de continuar a linguagem que aprendi no grupo XPTO, dessa mistura onde todas as pessoas participam como um todo da criação. Desde a confecção dos objetos até a direção. É uma criação coletiva”, explica Anie Welter, em entrevista à CRESCER.

Oras Bolas foi o primeiro espetáculo da Cia Noz (Foto: Divulgação)

 

A diretora chama o processo de dramaturgia às avessas, já que a maioria das peças não parte de um texto, mas de outros estímulos. No caso de Oras Bolas, o primeiro espetáculo da Cia Noz, por exemplo, bolas, objetos redondos e brinquedos da infância são o ponto de partida para a peça. “Já o POP surgiu de uma junção entre caixas de papelão e o tema pop arte. Eles casam muito, por serem ambos reflexos da revolução industrial. O espetáculo traz também aquela ideia de quando uma criança ganha um presente, brinca 5 minutos com o brinquedo e 12 horas com a caixa”, conta Anie.

O Sonho de Maria Luísa é um dos únicos espetáculos da Cia produzidos a partir de um texto (Foto: Fellipe Oliveira/Divulgação)

 

Apesar dos espetáculos serem voltados para todas as idades, a Cia diz se beneficiar muito da visão das crianças. “Somos um grupo de pesquisa mesmo, estamos sempre em busca do desconhecido. Isso para mim é o mais encantador. As crianças são nossas grandes aliadas nessa busca do novo, até por conta de seu imaginário, sua falta de amarras”, explica a diretora.

O espetáculo Bê a Bach, da Cia Noz em parceria com a Furunfunfum, conta com música ao vivo (Foto: Vitor Vieira/Divulgação)

 

Se você ficou curioso para conferir, a Cia Noz estará em cartaz no Sesc de Osasco no próximo fim de semana, com a peça Cocô de Passarinho no sábado (8) às 15h30 e Bê a Bach no domingo (9) às 16h30. Eles também estarão presentes no Festival Crescer, nos dias 29 e 30 de setembro. Confira aqui a nossa programação!

O espetáculo Cocô de Passarinho é inspirado na obra homônima de Eva Furnari (Foto: Rodrigo Hypolitho/Divulgação)

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Festival-Crescer/noticia/2018/09/criancas-sao-nossas-grandes-aliadas-na-busca-pelo-novo-afirma-cia-noz-de-teatro.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...