Seja na viagem para a praia, seja nos passeios de fim de semana até o parque, seja nas idas e vindas da escola, o carro é o grande companheiro de muitas famílias. Depois que se tem filhos, é inevitável começar a olhar para esses veículos de maneira diferente. Se antes sua principal preocupação na hora de escolher um modelo era a potência do motor, agora você dá mais valor a um porta-malas espaçoso, onde caibam mochilas, patins e bicicletas dos pequenos; se priorizava um design descolado, começa a ter atenção com os itens de segurança; e se desejava economizar ao máximo, hoje em dia considera gastar um pouco mais para ter um banco de couro fácil de limpar depois da bagunça inevitável das crianças. Não é assim com sua família?
É claro que essa mudança de prioridades não significa que você não pode mais ter tudo. Há modelos no mercado que fazem um bom trabalho ao conciliar design, potência, conforto e espaço, mas cada família acaba dando mais importância a um desses itens. Por isso, em parceria com a Autoesporte, publicação da Editora Globo, convidamos três famílias com perfis diferentes para testar nove modelos de carros que atendem esse público.
No total, seis adultos, oito crianças, dois adolescentes (e um cachorro) tiveram a oportunidade de conferir de perto o que cada modelo oferece e dar uma voltinha em uma estrada de São Roque (SP). Depois dos testes, seis modelos foram escolhidos como favoritos. Conheça, a seguir, as famílias que participaram da reportagem, os carros preferidos e as inovações que eles trazem para o dia a dia no trânsito ser mais simples.
A assistende de desembargador Amanda Borges, 39, e o empresário Fábio Ciccarino, 46, têm o mesmo desafio toda semana: conciliar os horários dos filhos Lucas, 20 anos, Giulia, 18, Isabella, 16, Leonardo, 12, Henrique, 12, e Davi, 2 anos, e garantir que todos cheguem aos compromissos a tempo. Para isso ser possível, demanda uma logística que começa às 5h20 da manhã e envolve viagens de Alphaville (SP), onde a família mora, até o colégio, academia e escolas de inglês e natação, e termina às 23h, quando todos finalmente vão para a cama. Além das atividades das crianças, Amanda dirige até o fórum em que trabalha e Fábio até o restaurante que administra. “Desde quando conheci o Fábio, nossa agenda é bem movimentada. Ele trouxe três filhos de um relacionamento e eu já tinha dois meus. Por fim, veio o Davi para unir ainda mais todo mundo. Hoje em dia, são todos nossos filhos e moram com a gente em casa sem distinção.”
Por serem oito no total, um carro só não é suficiente para atender às demandas da numerosa família. “É muito difícil encontrar um modelo em que os passageiros não fiquem espremidos, ainda mais porque temos filhos que já não são crianças. Mas como os mais velhos muitas vezes saem sozinhos, um carro de sete lugares consegue suprir a maioria das nossas necessidades no dia a dia”, revela Fábio.
Entre os modelos testados pelo casal e seus cinco filhos (a adolescente Giulia não participou da reportagem), o carro preferido foi o Peugeot 5008, modelo de sete lugares da fabricante francesa que chegou ao país neste ano. “Ele foi o que acomodou todo mundo mais confortavelmente. As crianças ficaram com espaço livre nos bancos traseiros, mesmo com a cadeirinha do Davi posicionada”, conta Fábio.
Ficha técnica - 5008 Griffe
Marca: Peugeot
Motor: 1.6, 16V, turbo, gasolina
Tempo de aceleração: de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos
Potência: 165 cavalos (cv)
Dimensões: 4,64 m (Comp.), 1,90 m (Largura) e 1,64 m (Altura)
Porta-malas: 700 litros
Preço: R$ 157.490
Para deixar os trajetos menos entediantes, que tal aproveitar o momento para brincar? Veja 3 opções:
1. Cante cantigas e parlendas, como “1, 2, 3 indiozinhos...”.
2. Proponha trava-línguas: “O doce perguntou pro doce / Qual é o doce mais doce...”
3. Lembre-se de que a paisagem é sua aliada. Diga aos pequenos “O primeiro a ver...” E complete como quiser. Quem achar antes, marca um ponto.
- Persianas nos vidros traseiros, que evitam que o sol forte incomode as crianças.
- Mesinha retrátil atrás dos bancos dianteiros, aquelas comuns em aviões, que prometem diminuir os farelos na hora dos lanches.
- Assoalho que levanta em frente aos bancos traseiros e revela dois porta-objetos para organizar os brinquedos.
- Opção de massagem no banco do motorista, chamada de pata de gato.
O Tiguan foi a segunda escolha da família Ciccarino. “Apesar de esse carro não ter tanto espaço interno como o outro, a potência do motor é surpreendente. Ele respondeu muito bem mesmo estando com todos os lugares ocupados, com dois adolescentes, duas crianças e um bebê na cadeirinha. Além disso, o design agradou a todos nós”, diz Fábio.
- Porta-malas espaçoso.
- Tela touchscreen de 8’’ que permite acessar os aplicativos do seu smartphone no painel do carro.
- Ar-condicionado com três zonas, o que possibilita estabelecer diferentes temperaturas no interior do veículo. Ou seja, fim das brigas entre calorentos e friorentos.
Ficha técnica - Tiguan 350 TSI
Marca: volkswagen
Motor: 2.0, 16v, turbo, gasolina
Tempo de aceleração: de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos
Potência: 220 cv
Dimensões: 4,7 M (Comp.), 1,85 m (Largura) e 1,65 m (Altura)
Porta-malas: 760 litros
Preço: R$ 179.990
Para a advogada Edilene Gualberto, 38, e o marido Paulo Henrique Oliveira, 45, gerente de TI, o carro é um item essencial. Os dois moram em um condomínio em Nova Higienópolis, bairro de Jandira, nos arredores de São Paulo, que conta com poucas alternativas de transporte público, segundo eles. Por isso, utilizam o veículo até para ir à padaria. Sem contar que, nos fins de semana, os passeios ao parque são um dos programas preferidos com os filhos José Carlos, 10, Théo, 6, e Estela, 4. “Como são três crianças, sempre temos muita coisa para levar (bicicleta, patinete, skate), então é importante um porta-malas grande”, destaca Edilene.
Tanto a mãe quanto o pai gostam de estar no comando do volante, o que os levou a escolher o Jeep Compass como favorito durante os testes pela dirigibilidade. “Mesmo sendo um carro grande e pesado, ele reagiu rápido na hora de frear”, justifica Paulo Henrique. “É bem macio e a altura em que você fica no banco do motorista oferece uma ótima visibilidade, que dá segurança na hora de guiar. Foi o carro mais gostoso de dirigir”, completa.
O pequeno José Carlos, que, seguindo a tradição de família, também demonstra interesse pelos automóveis, concordou com a escolha dos pais. “Foi bem confortável ficar no banco de trás mesmo com a minha irmã na cadeirinha. Sobrou bastante espaço”, disse. “O que eu mais gostei foi do teto solar. Deu para a gente passear vendo o céu”, completou.
Ficha técnica - Compass 2.0 Flex
Marca: Jeep
Motor: 2.0, 16V, flex
Tempo de aceleração: de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos
Potência: 166 cv
Dimensões: 4,41 m (comp.), 1,81 m (largura) e 1,63 m (altura)
Porta-malas: 410 litros
Preço: R$ 138.990
- O banco do meio traseiro se transforma em um apoiador de braço com dois porta-copos.
- Ganchos no interior do porta-malas permitem pendurar sacolas de compras para que elas não fiquem soltas dentro do compartimento.
- O acabamento emborrachado do painel, que é agradável ao toque.
“Somos uma família de cinco, e o Grand C4 Picasso é um carro para sete pessoas, mas o espaço extra seria ótimo para levarmos mais passageiros, como minha mãe. O tamanho do porta-malas também atenderia bem às nossas necessidades, sem falar em todos os acessórios pensados para quem tem criança”, diz Edilene ao justificar o segundo eleito da família.
- O banco de passageiro dianteiro, que conta com uma extensão para que você possa alongar as pernas.
- Junto ao retrovisor interno há um espelho para que os pais vejam as crianças no banco de trás.
- Massageador no banco do motorista. O sistema é chamado de “relax”.
Ficha técnica - Grand C4 Picasso
Marca: CitroËn
Motor: 1.6, 16V, gasolina
Tempo de aceleração: De 0 a 100 km/h em 9,3 segundos
Potência: 165 cv
Dimensões: 4,6 m (comp.) 1,82 m (Largura) e 1,64 M (Altura)
Porta-malas: 575 litros (5 lugares) e 130 litros (7 lugares)
Preço: R$ 131.400
Sempre que podem, a engenheira de produção Raquel Fransolin, 32, e o analista de sistemas Wellington Bis, 39, fogem do caos das ruas congestionadas de Santo André (SP), onde vivem, para aproveitar dias de calmaria perto do mar, geralmente nas praias do litoral paulista. Nas viagens, o casal conta com a companhia dos filhos Miguel, 4, e Gabriel, 2, e de Yoshi, um vira-lata de três meses cheio de energia que foi adotado pela família.
Além das malas, duas cadeirinhas e uma caixa de transporte para o cachorro são itens indispensáveis no trajeto. “Apesar de levarmos bastante coisa, o espaço interno não costuma ser problema porque os meninos são pequenos. Nos preocupamos mais com a segurança”, diz Wellington. Para o casal, é importante que o carro tenha isofix, uma tecnologia que permite que a cadeirinha seja fixada ao banco. Todos os modelos testados por eles atenderam a essa expectativa.
Como costumam cair na estrada, o diferencial para a família foi a potência do carro. “O Equinox respondeu muito bem quando precisei acelerar e fazer ultrapassagens”, diz Paulo Henrique. Para Raquel, outro ponto positivo do carro é o design. “Ele é bonito e, para mim, os detalhes, como as maçanetas cromadas e o acabamento interno, fazem a diferença”, diz.
Ficha técnica - Equinox
Marca: Chevrolet
Motor: 2.0, 16V, turbo, gasolina
Tempo de aceleração: De 0 a 100 km/h em 7,6 segundos
Potência: 262 cv
Dimensões: 4,65 m (comp.), 1,84 m (largura) e 1,66 m (altura)
Porta-malas: 468 litros
Preço: R$ 149.900
- A opção de ligar o motor a distância, na chave. Dessa forma, o ar-condicionado já pode começar a funcionar para que o interior do carro esteja fresquinho quando a família chegar.
- O porta-malas que abre mesmo se as mãos estiverem ocupadas. Basta ter a chave em um bolso e aproximar o pé do sensor no para-choque traseiro. Ele também fecha automaticamente ao apertar um botão na chave.
- O controle próximo ao banco do motorista que ajusta o grau de abertura da tampa do porta-malas. Isso permite que ele seja aberto em locais com pé-direito baixo sem preocupações.
- O alerta para evitar esquecimento de pessoas no banco traseiro. Um lembrete aparece no visor do computador de bordo na hora do desembarque se, no início da viagem, as portas traseiras tiverem sido abertas até 10 minutos antes da partida.
“O Kicks ficou em segundo lugar na nossa preferência porque atendeu bem nossa família nos quesitos espaço e conforto, ganhando pontos por ter um preço mais acessível. Também gostei muito do interior do veículo, que mistura tons claros e escuros [na versão testada]”, diz Raquel.
- Painel de instrumentos que pode exibir até 12 informações diferentes, como coordenadas do GPS e consumo de gasolina.
- O design dos bancos dianteiros, que são anatômicos e bem confortáveis.
Ficha técnica - Kicks SL
Marca: Nissan
Motor: 1.6, 16V, flex
Tempo de aceleração: de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos
Potência: 114 cv
Dimensões: 4,29 m (comp.), 1,76 m (largura) e 1,59 (altura)
Porta-malas: 432 Litros
Preço: R$ 98.890
Confira respostas a essa e a outras dúvidas sobre o item de segurança:
Bebê conforto
Peso, idade e altura da criança: Do nascimento até a criança completar 6 anos com altura aproximada de 1,15 m
Posição: A partir de 1 ano, de frente para o painel, no meio do banco. O cinto de segurança do carro prende a cadeirinha.
Cadeirinha
Peso, idade e altura da criança: Do nascimento até a criança completar 1 ano ou 10 kg
Posição: Banco traseiro, de costas para o painel, no meio do banco.
Assento elevatório (Booster)
Peso, idade e altura da criança: Crianças de 6 a 10 anos, de 22 kg a 36 kg e altura inferior a 1,45 m
Posição: Preso no banco traseiro pelo cinto de segurança do carro, que também protege a criança, pode ficar no meio ou nas laterais.
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria
Colocar o cinto e posicionar a cadeirinha não são as únicas preocupações que você precisa ter com a segurança das crianças. Gabriela Freitas, porta-voz da ONG Criança Segura, reforça outros cuidados:
O airbag é perigoso para as crianças?
Quando há um impacto, o airbag dispara com muita força e pode esmagar, principalmente, o bebê conforto. Por isso, se houver airbags nas laterais dos bancos traseiros, é importante perguntar se há a opção de desativá-los individualmente antes de comprar o carro.
Acoplar um brinquedo na cadeirinha é permitido?
Não existe lei que proíba, mas tudo o que fica solto dentro do carro não é recomendado, pois pode machucar a criança em caso de batida ou freada brusca.
Como evitar que as crianças sejam esquecidas no carro?
Não há um método 100% seguro, já que quando isso acontece é involuntário. Hoje em dia, existem alguns aplicativos que disparam alertas automáticos quando você sai do carro.
As “travas para crianças” são um item essencial?
Elas são importantes porque as crianças podem tentar abrir a porta durante o trajeto ou sair correndo quando o carro estaciona. Observe também se os vidros têm tecnologia que impeça os dedos das crianças de ficarem presos.
Agradecimentos: Locação e fotos - Cantina Tia Lina; Produtos infantis: Loja de bebê - Alô bebê; Produtos pet: Zen Pra Cachorro Pet Boutique; Malas, bolsas e acessórios: Le Postiche; Produtos esportivos: Centauro.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/noticia/2018/05/carro-tamanho-familia.html