Um menino de 4 anos estava pendurado, se segurando com as mãos, em uma sacada do quarto andar de um prédio em Paris, na França. As pessoas na rua gritavam em pânico quando um imigrante malinês passou pelo local e não pensou duas vezes. Mamoudou Gassama, 22 anos, escalou as paredes para salvar a vida da criança. A rapidez com que ele subiu chamou a atenção: foram menos de 40 segundos. Spiderman, como o imigrante ficou conhecido, foi bastante aplaudido pelas pessoas que acompanharam o drama (assista ao vídeo abaixo).
A criança estava sozinha em casa, pois o pai teria ido fazer compras. Ele foi levado para a delegacia para prestar esclarecimentos e responderá judicialmente pelo abandono. A mãe estaria fora do país.
A dica para os pais, principalmente que moram em apartamento, é jamais deixar os filhos sozinhos. “É difícil colocar uma idade limite, pois depende da maturidade de cada criança e dos riscos que cada moradia oferece”, diz Gabriela Guida de Freitas, gerente-executiva da ONG Criança Segura. Ou seja, nunca deixe a criança sozinha, nem por poucos minutos. Lembrando que abandono de incapaz é crime, e a pena varia de seis meses a três anos de detenção.
+ 11 dicas de segurança para crianças que estão aprendendo a andar
Ainda sobre a segurança da casa, é indispensável fazer a instalação de grades ou redes de proteção. “Crianças tem movimentos muito rápidos e não há como ficar muito tempo olhando”, completa Gabriela. Porém, não basta fazer a instalação, é preciso estar atento à manutenção e vida útil do equipamento.
Normalmente, a rede fica exposta às variações climáticas como vento, chuva e sol e vai se desgastando. Por isso, a verificação deve ser periódica. “Se mudou de apartamento, verifique as condições das redes e certifique-se sobre a necessidade de de substituí-las por novas”, orienta.
Depois do ato repentino de coragem, o africano recebeu um certificado de cidadania e coragem do presidente da França, Emmanuel Macron. “Eu não pensei, subi e Deus me ajudou”, disse ele ao presidente.
Depois de viver ilegalmente no país por 8 meses, o imigrante finalmente terá a sua cidadania francesa. Além disso, ele foi convidado para trabalhar no corpo de bombeiros.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Seguranca/noticia/2018/05/caso-do-homem-aranha-da-franca-reacende-importancia-de-nao-deixar-criancas-sozinhas-em-casa.html