Tuesday, July 17, 2018

Atenção: slime pode conter alto teor de Boro, que é tóxico

Slime rosa (Foto: Reprodução)

 





Sabe a água boricada? Ela é feita a partir do elemento químico Boro - o princípio ativo é uma concentração de 3% do ácido bórico. O produto antisséptico tem a venda proibida em alguns países por conta de suas características tóxicas. Além de antisséptico, o Boro ajuda a criar viscosidade, por isso também aparece em detergentes, fibra de vidro, fungicidas, fundentes em soldas de metais nobres, em produtos anti-corrosivos e… No slime - para os mais antigos, a famosa geleca, brinquedo que voltou a ser mania entre crianças.

De olho no perigo, o Wich?, órgão de pesquisas britânico ligado à Associação dos Consumidores local, resolveu testar o brinquedo e detectou níveis até quatro vezes maior da presença permitida do elemento químico em oito das onze marcas mais populares vendidas na Grã-Bretanha. 

A exposição a níveis excessivos de Boro pode causar irritação, diarreia, vômitos e cãibras a curto prazo. A exposição a níveis muito altos de boro também pode prejudicar a fertilidade e causar danos a crianças não nascidas em mulheres grávidas.

A União Européia estabelece que esse tipo de brinquedo não deve conter mais do que 300 mg/kg de Boro. Os oito produtos que apresentaram níveis exagerados do composto foram todos comprados pela Amazon. O órgão de defesa do consumidor exigiu "mudanças fundamentais" no sistema de segurança do produto.

As marcas mais condenadas foram a Toysmith Jupiter Juice, CCINEE Pink Fluffy Slime, Cosoro Dodolu Crystal Slime Magic Clay e Mini Bucket Putty. As marcas HGI Goopy Slime, da The Works; Glam Goo Deluxe Pack, da Smyths, e a Planet Slime Shop’s Hulk Green Halloween Slime, comprada na Amazon, passaram no teste.

Slime multicor (Foto: Reprodução)

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2018/07/atencao-slime-pode-conter-alto-teor-de-boro-que-e-toxico.html