Thursday, May 7, 2020

Bruno Côrtes: “A falta que faz um abraço”

 Bruno Cortez e Julia (Foto: Arquivo Pessoal)

 

 

“Papai, o que você acha pior: coronavírus ou câncer?”

A pergunta de Julia tem, claro, um porquê. Ela ficou quase duas semanas muito preocupada, ansiosa, acordando várias vezes durante a noite porque a mãe testou positivo para a Covid-19. Passou duas semanas comigo e, mesmo sabendo que a mãe passava bem, sem apresentar muitos sintomas, Julia queria sempre falar sobre o assunto.

+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães 

E aí, num dia em que ela estava dentro de casa reclamando de tudo, sendo malcriada, resolveu me provocar. E quando eu brigava com ela por alguma bobeira que ela estava fazendo, Julia disparou a seguinte frase num tom dramático: “Você está brigando comigo, mas não sabe o que é ter uma mãe com coronavírus”.

Sei bem que aquilo tudo era um teatro de Juju, um jeito desesperado de justificar as chatices que estava fazendo naquele dia. E aí eu lembrei a ela, tentando não exagerar nem entrar no seu jogo, que a minha mãe também já ficou doente uma vez, quando teve câncer, e disse que é muito chata mesmo essa experiência.

O dia seguiu, ela foi brincar, fazer as atividades da escola, e parecia ter esquecido o assunto. Mas na hora de dormir, ela me fez a pergunta com a qual eu começo a coluna. Queria saber o que era pior, coronavírus ou câncer. Tentei explicar que a Covid-19 ainda é algo novo, e sabemos pouco sobre a doença. Dei minha opinião de que o câncer, muitas vezes, é bem pesado porque os doentes precisam passar por tratamentos muito agressivos, e aí lembramos que a sua vovó (minha mãe) acabou ficando careca na época em que teve câncer.

No dia seguinte, ela já tinha uma opinião formada sobre o assunto. Disse para minha namorada que achava o coronavírus pior que o câncer. “Por que, Julia?”, ela perguntou. “Pessoas com coronavírus você não pode abraçar”. Simples e direto assim. Julia, com seus 8 anos, já descobriu a falta que o abraço faz.

Bruno Côrtes (Foto: divulgação)

 

 

 

 

 

 

Bruno Côrtes é repórter do SporTV e pai da Julia, 8 anos.

 

 



+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

+ Você já curtiu Crescer no Facebook?

+ Acompanha o conteúdo de Crescer? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/blogs/Blog-da-Crescer/Bruno-Cortes/noticia/2020/05/bruno-cortes-falta-que-faz-um-abraco.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...