A gravidez é uma das maiores emoções na vida de uma mulher. No entanto, há alguns efeitos colaterais desconfortáveis que geralmente acompanham essa fase. A seguir, alguns deles e dicas para lidar com cada um.
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
VÔMITOS
Um clássico da gestação. Mais de 80% das grávidas sentem algum tipo de náusea no primeiro trimestre devido à rápida elevação nos hormônios, o olfato mais apurado e o cansaço. Cerca de 50% delas têm episódios de vômito. A boa notícia é que o desconforto diminui a partir do segundo trimestre, quando os hormônios se estabilizam.
Não fique em jejum por mais de três horas. Coma o que apetecer... e devagar. Alimentos mais secos, como pipoca e biscoitos salgados, e ácidos, como picolé de limão, podem aliviar a sensação.
Tome bebidas geladas entre as refeições.
Escove os dentes e enxágue a boca. Se o creme dental enjoar, troque o tipo. Procure ficar ao ar livre e respirar fundo.
Balas de gengibre ajudam a diminuir a náusea.
GASES
Soltar um arroto inesperado durante uma reunião de trabalho ou deixar escapar um pum no elevador é desesperador. A verdade é que isso acontece com todo mundo, mas, na gravidez, as chances crescem devido aos altos níveis de progesterona. O hormônio relaxa os músculos do trato gastrointestinal e retarda a digestão, permitindo o acúmulo de gases.
Evite os alimentos que causam a sensação de estar estufada. Leguminosas, como feijão, ervilha e lentilha, além de brócolis, cebola e repolho.
Exclua também os gordurosos do cardápio. Embora não causem gases, eles podem prejudicar a digestão e provocar mal-estar.
Faça pequenas refeições ao longo do dia.
Evite bebidas gasosas.
Caminhe. A atividade ajuda a diminuir os gases.
MEMÓRIA
Sua cabeça está a mil com a ideia de que há uma nova vida aí dentro. É natural que a sua concentração sofra diante das mudanças. Algumas pesquisas indicam que o cérebro da grávida se modifica para aperfeiçoar as emoções e a capacidade de decifrar expressões faciais. Esse processo temporário levaria à diminuição de estímulos de algumas áreas cerebrais e ao aumento de outras, justamente para que tenha foco para cuidar do bebê. Pode ser que você se esqueça do nome de uma pessoa importante ou do aniversário da melhor amiga.
Anote lembretes em papéis ou no celular, e os compromissos na agenda.
Deixe os itens fundamentais para o dia, como chaves, bolsa e óculos, no mesmo lugar. Fale em voz alta aquilo que você não pode esquecer.
Aceite ajuda e procure simplificar a vida.
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Saude/noticia/2020/05/3-situacoes-embaracosas-da-gravidez.html