Monday, March 11, 2019

Menina que aprendeu a ler aos 2 anos de idade, alcança QI de 140 aos 4

Menina gênio do QI de 140 (Foto: Paul Davey/SWNS)

 

Por trás dessa carinha simpática de Alannah George, 4, esconde-se uma inteligência surpreendente. Os pais, Nadine, 37, e Edmund, 39, do Condado de Buckinghamshire, no Reino Unido, sempre souberam que a filha era "especial". Alannah pronunciou suas primeiras palavras ainda bebê, aos sete meses. Quando tinha 18 meses, já conseguia falar frases completas e, no berçário, aos 3 anos, foi capaz de ler parágrafos inteiros de alguns de seus livros favoritos. Agora, aos 4 anos, pode ler por conta própria histórias para dormir, segundo a mãe.

Alannah, 4, com seus pais e irmão, de 2 anos (Foto: Paul Davey/SWNS)

"Ela estava sempre muito alerta. Alannah foi minha primeira filha, mas eu sabia que ela estava alcançando marcos mais cedo que o habitual. Aos 18 meses, ela recitava números e cartas formando rimas infantis, e quando tinha 2 anos, ela conhecia a maioria das palavras", lembra Nadine, que ainda tem Ethan, 2. "Foi a leitura que me assustou um pouco para ser sincera", conta.

A mãe diz ainda que, em vez de desenhos como Peppa Pig, a pequena gênio gosta de assistir a programas como Endless Numbers - que ensina sobre os números - no YouTube. Segundo os pais, ela é "obcecada" por palavras e números, e desde cedo preferia recitar o alfabeto e as tabelas de horários do que cantar canções de ninar. "Ela tem aptidão para ler e pode decodificar as palavras sozinha. Nós nunca a ensinamos a ler. Ela é claramente especial, mas nós simplesmente não sabemos qual seria o potencial dela", conta a mãe.

Menina com status oficial de "gênio"

Diante de tanto talento, a mãe resolveu levar Alannah para uma avaliação com o psicólogo educacional Peter Congdon, em janeiro deste ano. Ele a submeteu ao rigoroso teste  chamado Wechsler Preschool e Primary Scale of Intelligence - que avaliou as capacidades de resolução de problemas de Alannah. Depois de responder a uma série de perguntas, ela recebeu uma pontuação de QI.

Geralmente, cerca de 60% da população tem um QI entre 85 e 115. No entanto, Alannah recebeu uma pontuação de 140 e mais, o teste também deu a ela a idade de leitura de uma criança de 7 anos e a idade de ortografia e arritmia mental de uma criança de 6 e meio; o que garantiu a ela o título de "inteligência geral superior". “Sempre soubemos que ela estava avançada, mas ficamos tão chocados com os resultados. Nós nunca soubemos que ela era tão inteligente", admite Nadine.

Mas as surpresas não terminam aí. Apenas um mês depois de fazer os testes, Alannah foi aceita no exclusivo clube Mensa - que é a maior, mais antiga e mais famosa sociedade de alto QI do mundo. Com isso, Alannah tornou-se o segundo membro mais jovem do Reino Unido a ingressar na Mensa britânica - a primeira foi Elise Tan-Roberts, de apenas 2 anos, em 2009. Alannah começará a educação acadêmica em setembro, quando ingressará no primeiro ano da St George's School, no Castelo de Windsor, a mesma escola por onde já passaram três netos da rainha - a princesa Eugenie e pelo filho e filha do The Earl of Wessex. 

Nadine está confiante de que sua filha superinteligente tem um futuro brilhante pela frente e está determinada a apoiar Alannah para alcançar seu potencial. Por enquanto, seus professores estão planejando adaptar o currículo escolar para atender ao padrão em que ela está trabalhando. Já que, segundo o relatório de avaliação, "Alannah pode se tornar propensa ao tédio, à frustração e ao fracasso", caso seja submetida a uma sala de aula com alunos da mesma faixa etária. "Eu quero dar a ela a oportunidade de alcançar seu potencial. Seu currículo precisa ser alterado para que ela não fique entediada na aula", diz a mãe. "Eu só quero ter certeza de que ela atinja todo o seu potencial e seja feliz. Esse é o objetivo principal", completa.

Alannah tem QI de 140 aos 4 anos de idade (Foto: Paul Davey/SWNS)

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Curiosidades/noticia/2019/03/menina-que-aprendeu-ler-aos-2-anos-de-idade-alcanca-qi-de-140-aos-4.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...