Depois de toda a folia do Carnaval, parece que você nunca mais vai conseguir retirar tanto glitter da pele do seu filho (e nem da sua!). Presente em fantasias, maquiagens, produtos para o cabelo e acessórios, a substância pode ser bem inconveniente depois que a festa acaba.
Separamos algumas sugestões para você conseguir se livrar do brilho, lembrando sempre dos cuidados necessários com a pele. Confira!
1. Solução micelar
A solução micelar parece água, mas também tem uma parte micro formada por gordura, o que colabora para não retirar a hidratação natural da pele. É leve e diminui os riscos efeitos negativos no rosto sensível das crianças. Como não necessita de enxágue, facilita na hora de limpar o glitter do rosto após um longo dia de folia. "Deve-se sempre preferir solução micelar ou removedores sem álcool e jamais deixar a criança dormir com maquiagem", recomenda a pediatra e neonatologista Vânia Gato Medeiros, da Lumos Cultural (SP).
2. Demaquilante bifásico
Por conter água e óleo em sua composição, o demaquilante bifásico consegue retirar o glitter "grudado" no rosto, que passa facilmente para o algodão. Tudo isso sem agredir ou deixar a pele oleosa, já que o produto é equilibrado por sua parte líquida, podendo ser utilizado em todos os tipos de pele, inclusive a infantil.
3. Óleo de coco
Vários tipos de óleo também podem ser utilizados para retirar o glitter da pele, mas o de coco é o mais recomendado. Ele pode ser usado para retirar o brilho de uma grande área sem muito esforço, basta utilizar uma esponja suave ou lenço umedecido e depois lavar ou retirar tudo com um pano limpo. O óleo de coco também pode ser uma solução para o glitter no cabelo, basta passar o produto nas aréas brilhantes e depois lavar.
4. Fita adesiva
Essa sugestão inusitada pode funcionar em último caso. Utilize uma fita adesiva com pouca cola para respeitar a sensibilidade da pele, enrole um pedaço na mão ou no dedo e aplique nas áreas com o glitter. O processo deve ser realizado devagar e com cuidado para não machucar a pele da criança.
TRUQUE ESPERTO
Um dica importante é dar um tempo para que o demaquilante ou o óleo possa agir. Depois de passar o produto escolhido em um pedaço de algodão ou no lenço umedecido, deixe descansar por alguns minutos sobre a região com glitter e só então limpe gentilmente. Tome cuidado para não colocar a parte com o glitter uma segunda vez na pele, para evitar que o brilho seja novamente transferido para o corpo.
"É preciso que o glitter usado possa ser removido facilmente e não contenha metais pesados na composição", ressalta Vânia. Chumbo e cobre são alguns dos metais pesados normalmente encontrados em maquiagens. Eles devem ser evitados a qualquer custo, pois podem causar danos na pele das crianças. É sempre preferível utilizar maquiagem e glitter específicos para o rosto, diminuindo as chances de alguma reação desagradável na pele dos pequenos.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Carnaval/noticia/2019/03/como-tirar-o-glitter-da-pele-das-criancas-veja-4-dicas.html