Monday, June 4, 2018

“Você está crescendo em tempos interessantes. Talvez possa mesmo ser tudo que quiser”

A mãe escreveu uma carta para as filhas (Foto: Reprodução/ Facebook)

 

Os tempos estão mudados com as mulheres dominando espaços que sequer imaginavam há alguns anos. Em uma carta para suas filhas - e todas as filhas ao redor do mundo -, publicada em seu perfil no Facebook, Liz Petrone discute com franqueza essa “nova posição da mulher”, que já conquistou muito, mas segue lutando as mesmas velhas batalhas. Confira o texto:

“Querida filha,

Oh mulher, você está crescendo em uma época interessante. Nunca as mulheres conquistaram mais. Juntas, vimos uma mulher concorrer à presidência e eu vi refletido em seu rosto que todas as coisas que eu te digo, todos aqueles ‘Você pode ser tudo que quiser’, talvez sejam verdade.

E algo grande está definitivamente acontecendo. Algumas coisas estão ao seu alcance que não estavam antes. Tetos de vidro estão sendo quebrados. Os preconceitos de longa data, que durante anos permaneceram inquestionáveis, estão finalmente sendo colocados em cheque. Homens que cometeram crimes contra mulheres estão sendo punidos. Um paradigma está começando a mudar, mesmo que lentamente.

Sim, vocês, de fato, podem ser o que quiserem (Foto: Reprodução/ Facebook)

 

As mulheres estão de pé no palco. E, mesmo assim, nós ainda lutamos as mesmas velhas batalhas. Nós até podemos estar no palco, mas não somos necessariamente aceitas lá, não totalmente, não ainda. Todos os dias eu vejo uma mulher ser criticada por coisas que não tem nada a ver com sua capacidade. Nós fazemos isso com nós mesmas e pior, umas com as outras. Nós até podemos fazer tudo, mas ainda assim é esperado que o façamos com cabelos perfeitos, cintura pequena e uma voz recatada, calma e não ameaçadora.

Eu sei que isso pode ser confuso para você. É confuso para mim também. Então, em um mundo que temos tantas falsas medidas para nosso valor - nosso peso, o comprimento do nosso cabelo, o tamanho dos nossos poros, dos nossos peitos, da nossa calça, nossos likes e seguidores nas redes sociais, nossos amigos ou amantes, ou diplomas, ou contas bancárias, quão grande é o nosso carro, limpa a nossa casa, ou sofisticado o título no nosso cartão da empresa, de onde viemos, para onde vamos, ou quem conhecemos - eu quero ter certeza que você saiba algo que eu só agora estou começando a entender:

Todas essas coisas do mundo não vão importar se você não conseguir ficar em paz com o que você é, porque no final das contas, só isso importa, nada mais. Porque essa é a realidade: o único lar de verdade que você tem é consigo mesma. E a estrutura dessa casa pode ter sido dada por mim e pelo seu pai, mas a casa foi construída por você. Você a levantou com suas escolhas, pendurou seus sonhos e esperanças nas paredes e iluminou-a de dentro para fora com a luz do seu espírito. Podemos visitá-la e espero que o façamos, mas as únicas pessoas que moram lá são você e seu Deus.

É a partir desse lugar seguro que você irá crescer. É de lá que você vai realizar suas conquistas. Que mudará o mundo. Então o que eu peço de você é isso. Quando duvidar, ou tiver medo ou qualquer uma dessas medidas começarem a lhe incomodar, você precisa lembrar: Eu estou orgulhosa de tudo que você já fez e de todas as coisas que ainda vai fazer, mas sendo sua mãe, eu vou amá-la da mesma forma se você nunca realizar nada. Eu amo você independente de qualquer coisa.

Independente.
De qualquer coisa.

E é esse tipo de amor que eu espero que você use. Eu espero que você possa voltar para essa casa no seu coração e usá-lo para reforçar as estruturas, selar os vazamentos nas janelas e remendar o telhado se ele começar a deixar entrar qualquer lixo que não te pertence. Espero que isso lhe dê uma faísca que possa acender o fogo em sua lareira e mantê-la aquecida por mais tempo depois que você sair do meu abraço.

Mas principalmente, espero que seja o tipo de amor que você aprenda a ter por si mesma, o tipo inabalável, inflexível e intocável que não dá a mínima para o seu cabelo, ou quantos seguidores você tem, ou quantas pequenas linhas aparecem em torno de seus olhos quando seu rosto se enruga nesse sorriso que ilumina o céu.

É o tipo de amor que eu desejava ter tido por mim mesma, e é a única coisa que eu realmente posso te dar. Sou uma mãe tão imperfeita, tão novata, mas posso fazer isso por você. Suba nos meus ombros, menina, e escale até o palco. Lá é o seu lugar.

Te amo para sempre,
Mamãe”

Gosta do conteúdo da CRESCER? Então, não perca mais tempo e baixe o app da Globo Mais para ver nossas reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode ler todas as matérias da revista, por R$ 4,90, através do app da CRESCER.

 

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Curiosidades/noticia/2018/06/voce-esta-crescendo-em-tempos-interessantes-talvez-possa-mesmo-ser-tudo-que-quiser.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...