Monday, June 4, 2018

Adoção: "Não te amo 'como se você fosse minha'"

A mãe escreveu uma carta para as filhas (Foto: Reprodução/ Facebook)

 

Depois de ter dado à luz dois filhos biológicos, a blogueira Jamie Finn decidiu que era a hora de aumentar a família. Em janeiro de 2016, ela adotou duas meninas e hoje mantem a Foster the Family, uma página em que conta seu dia a dia ao lado do marido e dos quatro filhos.

Ela divulgou ao site Love What Matters uma carta emocionante que escreveu às filhas no dia em que foram adotadas. Confira o texto na íntegra (e prepare o lencinho!):

“Para as minhas filhas, no dia de sua adoção,

Eu te chamei pelo rótulo de 'filha' muitas vezes. Mas hoje é diferente.

O texto emocionante fala da relação da família (Foto: Reprodução/ Facebook)

 

Hoje não tem prefixo, nem rodeios, como tinha antes. Você não é minha filha adotiva, eu não te amo 'como se você fosse minha'. Hoje você é totalmente, completamente, minha filha para sempre.

Você chegou à nossa casa, entrou na nossa família e nós escolhemos te amar como nossa filha. Fizemos essa escolha antes mesmo de ter a chance de nos apaixonarmos por você. E essa paixão aconteceu. Depois de chegar à nossa casa, você entrou nas nossas vidas e nos nossos corações. As formalidades da nossa relação 'temporária', controlada pelo Estado e determinada pelo tribunal, desapareceram. Deixamos de lado o rótulo 'adotiva' e você se tornou simplesmente nossa filha.

Quando eu dei à luz ao seu irmão e à sua irmã, me tornei mãe e aprendi a amá-los com todo meu amor. Fiquei completamente chocada. Eles não estavam aqui e, de uma hora para outra, aprendi a amá-los mais que a minha própria vida. Hoje não é assim.

O dia de hoje me lembra mais de quando eu casei com o seu pai. Eu o conheci. Então me apaixonei por ele e soube que passaria o resto da minha vida ao seu lado. E então chegou o dia de oficializar tudo aquilo. Papéis foram assinados, nomes foram trocados, cerimônias foram feitas, mas eu não o amava mais do que no dia anterior. Ele era o mesmo. Eu era a mesma. Nada tinha mudado. Mas tudo tinha mudado ao mesmo tempo. Depois daquele dia, nós pertencíamos um ao outro, para sempre.

Primeira opção: adotar

Hoje é o nosso dia, minha querida, quando eu a considero minha filha, quando eu prometo te amar para sempre. Hoje é o nosso dia, quando nada e tudo muda ao mesmo tempo.

Eu acredito que, a partir de agora, nossa família está completa. Que nós seis formamos essa tal de 'família', apenas nós, para sempre. Até onde posso visualizar, nossa família em crescimento terminou de crescer. Mas talvez eu esteja errada. Talvez outros se juntem a nós. Mas eu sei que não importa, nós somos uma família agora. Para sempre.

Este dia é um dos mais felizes da minha vida. Hoje, eu me tornei sua mãe. Hoje, você se tornou minha filha.

Feliz Dia da Adoção, minha querida filha, eu te amo.

Com amor,
Mamãe”

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Curiosidades/noticia/2018/06/adocao-nao-te-amo-como-se-voce-fosse-minha.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...