As cáries podem ser o problema bucal mais conhecido entre as crianças, mas está longe de ser o único. Veja quais outros males podem afetar a boca do seu filho nos primeiros anos de vida:
Inflamação na gengiva que pode provocar o enfraquecimento ou a perda dos dentes.
Inflamação da mucosa oral causada pelo vírus da herpes, com o aparecimento de aftas e inchaço das gengivas. Surge principalmente quando a criança está com o sistema imunológico debilitado.
Infecção da orofaringe causada por fungos, também conhecida como sapinho.
O popular mau hálito acomete os pequenos sim. A maioria dos casos (90%) são provocados por outros problemas bucais, como gengivite, periodontite, placa bacteriana e cárie.
É caracterizada pela perda do esmalte, camada branca e externa do dente, que deixa a dentina (parte amarelada e interna) exposta. A causa mais comum são refrigerantes, sucos mais ácidos, alguns remédios e, no caso de adultos, bebidas alcoólicas.
Fontes: Fabiana Monte Callado, odontopediatra (SP); Mariane Franco, presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
Gosta do conteúdo da CRESCER? Então, não perca mais tempo e baixe o app da Globo Mais para ver nossas reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode ler todas as matérias da revista, por R$ 4,90, através do app da CRESCER.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Saude/noticia/2018/06/os-problemas-bucais-mais-comuns-das-criancas.html