Sunday, June 3, 2018

Nasce um bebê, cai uma ficha

Patricia Maldonado e Rafa Brittes (Foto: Reprodução Instagram)

 

Um dia a gente está preocupada com a roupa da festa, a bolsa de marca, o sapato de sola vermelha. No outro quer apenas ter saúde e viver muito para ver os filhos crescerem. Um dia você quer o carro do ano, a pulseira vip e o open bar. No outro você quer apenas que o termômetro que está debaixo de um bracinho mostre uma temperatuda abaixo dos 38 graus. É isso. Quando a gente dá a luz é como se se uma ficha caísse e a gente se atentasse para o que realmente importa na vida.

Cheguei a essa conclusão conversando com a querida Rafa Brittes, colunista aqui da CRESCER também. Num papo sobre milhares de outras coisas em Orlando, onde eu moro e ela esteve a passeio, a repórter me confidenciou que, pela primeira vez em 30 anos, sentiu medo de montanha-russa num dos parques da cidade. O motivo? O filho Rocco, de um ano e três meses. Desde o nascimento do pequeno ela dá ainda mais valor a vida.

Senti algo parecido quando Nina nasceu. Tanto que sou incapaz de saltar de paraquedas, como fazia antes.Também sinto medo ao entrar no avião para viajar. É quase que um instinto de auto-proteção, sei lá. Mas que é estranho é.

Do mesmo jeito que mudaram meus medos mudaram também minhas prioridades. Meus interesses. Minhas preocupações. Não perco mais meu tempo com milhões de besteiras que atormentavam minha cabeça antes. O que importa há sete anos, que foi quando "ganhei" a Nina, é o que ela e a minha caçula Maitê vão comer no jantar, o que querem de aniversário, o que vamos fazer juntas no fim de semana. O resto é detalhe. Se tudo que for relacionado a elas der certo estou feliz.

É isso. Conversando com a Rafa chegamos a conclusão de que ter um filho faz a gente amadurecer. Crescer. Podemos não ter a roupa da moda sem que isso incomode... porque ouvir "mamãe" é o que realmente importa na vida!

linha (Foto: .)

 

Patrícia Maldonado (Foto: Ricardo Nogueira) (Foto: Ricardo Nogueira)

Patricia Maldonado é jornalista e mãe da Nina, 7 anos, e da Maitê, 6. Escreva para ela pelo e-mail redacaocrescer@gmail.com e veja mais no blog famíliamudatudo.

linha (Foto: .)

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Patricia-Maldonado/noticia/2018/06/nasce-um-bebe-cai-uma-ficha.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...